A Quem Se Aplica a LGPD? Confira o Que Muda Para a Sua Agência de Marketing

A Quem Se Aplica a LGPD? Confira o Que Muda Para as Agências de Marketing Digital

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei 13.709/2018) é a legislação brasileira que regulamenta todos os processos envolvidos na coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de informações sensíveis — ou seja, que podem identificar uma pessoa.

Sancionada em 14 de agosto de 2018, a lei entrou em vigor apenas no dia 18 de setembro de 2020 para dar tempo hábil das empresas se adequarem às novas normas. E quem precisa aderir? A quem se aplica a LGPD?

Continue a leitura do artigo para descobrir e entender como a legislação impacta quem trabalha com marketing no Brasil!

A quem se aplica a LGPD?

A LGPD se aplica a qualquer empresa, seja ela pública ou privada, ou até mesmo pessoa física que realize a coleta, o tratamento, o armazenamento e o compartilhamento de dados pessoais no meio físico ou digital.

Vale ressaltar que a legislação é válida não só para empresas localizadas no território brasileiro, mas também para aquelas que oferecem serviços aos consumidores brasileiros. 

Como a LGPD impacta as estratégias de marketing digital?

Agora que você já sabe a quem se aplica a LGPD, deve estar preocupado em entender como a legislação afeta as ações de marketing digital. Afinal, as penalidades impostas a quem não se adequar às bases legais são bastante sérias.

É importante dizer que a implementação da lei não deve ser vista como algo que irá dificultar o trabalho do profissional de marketing, mas sim como uma oportunidade de estabelecer um relacionamento mais transparente com o público. A legislação reforça o compromisso do uso ético dos dados pessoais, o que fomenta uma relação de maior confiança entre o consumidor e as empresas.

A estratégia de marketing mais impactada é a captação de leads, já que o usuário precisa concordar em ceder os seus dados. A saída para, ainda assim, obter as informações necessárias sobre o público é a produção de conteúdo de valor a ser oferecido em troca desses dados. 

Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Então confira também o artigo sobre geração de leads e conheça as melhores práticas alinhadas à LGPD! 

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