Como Fazer um Treinamento de Vendas Para Varejo?

Como Fazer um Ótimo Treinamento de Vendas no Varejo?

Em 2021, a Play2sell realizou a 1ª Pesquisa Nacional Sobre os Desafios da Capacitação da Equipe de Vendas. Esse levantamento mostrou que 44% das empresas enfrentam dificuldades em capacitar o time comercial. O seu negócio faz parte dessa estatística?

Se sim, não se preocupe! Vamos ajudar você com isso. Neste artigo, confira quatro dicas para fazer um ótimo treinamento de vendas e ter muito mais sucesso nas negociações! 

4 passos para fazer um ótimo treinamento de vendas

Fazer um bom treinamento de vendas envolve diversas etapas e bastante planejamento, mas é imprescindível investir o seu tempo em capacitação para o time comercial. Essa estratégia vai ajudar a captar clientes e retê-los, além de aumentar o seu faturamento.

É preciso dar atenção para três frentes:

  • produto ou serviço: a área comercial precisa entender o que está vendendo e quais são as dores que solucionam;
  • comportamental: é importante instruir os vendedores quanto à postura que devem adotar perante os clientes, isso inclui tom de voz, formas de abordagem, uso de uniforme e muito mais;
  • atendimento: aqui é importante alinhar aspectos processuais da tratativa com o cliente, por exemplo, não deixar ninguém esperando, ser cordial, oferecer soluções práticas, dentre outros.

Simplificamos esse processo em quatro passos para você conseguir aplicar aí na sua empresa. Confira: 

1º passo: conheça o seu time de vendas

O treinamento de vendas é para os vendedores, então é preciso considerar as qualidades de cada um e os desafios que eles vêm enfrentando. Dessa forma, os participantes ficam muito mais engajados e os resultados serão vistos mais rapidamente.

Também é preciso considerar os objetivos da sua empresa, por exemplo, fidelizar mais clientes, aumentar o ticket médio e vender mais. 

2º passo:  planeje as atividades

Entendendo as maiores dificuldades do time de vendas e os objetivos da sua empresa, é hora de planejar as atividades do treinamento. Por exemplo, os clientes sempre gastam pouco na sua loja e você percebeu que os vendedores não oferecem mais produtos: você pode oferecer uma palestra para sanar esse gargalo.

Falando em formatos, é possível dar aulas presenciais ou online, ao vivo ou gravadas. Dinâmicas em grupo e simulações de atendimento também são estratégias interessantes. Além disso, forneça um material de apoio com exemplos de diálogos com clientes e dicas de como proceder em cada situação. 

3º passo: defina o cronograma e implemente o treinamento de vendas

O treinamento de vendas deve ser realizado dentro do horário de trabalho dos colaboradores. Para não prejudicar o funcionamento do seu comércio, você pode separar os vendedores em grupos e passar uma a duas horas de atividades por semana.

4º passo: avalie os resultados e otimize o treinamento

A capacitação dos vendedores deve ser um processo constante, por isso, é importante avaliar os resultados, identificar novas necessidades do time e otimizar o treinamento.

Além de investir no seu time comercial, uma estratégia importante para ter mais sucesso nas vendas é fazer a divulgação do seu negócio. Quer descobrir qual é a melhor forma de fazer isso? Confira o nosso artigo sobre marketing de influência!

Related Posts