como captar clientes / mulher sorrindo com sacolas de compras em uma mão e o celular na outra

Como Captar Clientes com Estratégia de Marketing

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na primeira semana de março, o setor varejista abriu o ano de 2021 em queda, quando comparado com 2020. Se você também está sentindo uma dificuldade nas vendas, é essencial saber como captar clientes e aumentar o faturamento.

Existem várias estratégias de marketing voltadas para o varejo que podem te ajudar, sabia? Veja só algumas técnicas que você pode adotar para impulsionar o seu negócio!

Entenda como captar clientes usando estratégias de marketing

O marketing foi desenvolvido justamente para criar ações que incentivem o consumo e possam alavancar as vendas de comerciantes e prestadores de serviços. Então, é possível que o que esteja faltando para você crescer seja um planejamento mais específico.

Quer saber como captar clientes? Então veja algumas ações que vão te ajudar!

Defina a persona da sua loja

Antes de iniciar qualquer tipo de estratégia é preciso entender quem é o seu cliente ideal. Pense nos seguintes pontos:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • classe social;
  • geolocalização.

Depois, comece a agregar informações que possam ser úteis para construir a persona que mais combina com o seu consumidor.

Aposte no marketing de influência

Uma ótima forma de captar mais clientes é atraindo um público que não necessariamente já conhecia a sua loja. E, para que elas sejam expostas a sua marca, a melhor estratégia é o marketing de influência.

As campanhas com celebridades colocam o seu negócio em contato com o público que segue e respeita as recomendações daquela pessoa, o que traz um número bastante expressivo de seguidores. Afinal, elas chamam atenção sem tanto esforço.

Aliás, isso pode trazer um grande impacto para a sua marca. Já pensou em colocar alguém como o Rodrigo Faro para divulgar sua loja no interior do país? Isso é totalmente possível com as propagandas com famosos oferecidas pelo Aceleraí!

Retenção de clientes

Você deve ter em mente que não basta saber apenas como captar clientes, mas também é preciso fazer o máximo para que eles continuem consumindo os seus produtos. A ideia é que a sua loja não tenha que fazer sempre e a todo momento ações para conseguir pessoas novas, pois incentivar quem já comprou a retornar é muito importante.

Algumas estratégias que vão te ajudar a conseguir essa fidelização são:

  • investir na experiência de compra: treinar funcionários para que eles forneçam atendimento de qualidade;
  • cupom de desconto para uma próxima transação: depois da primeira compra, incentive o consumidor a buscar novamente seus produtos com uma promoção exclusiva;
  • programa de fidelidade: você pode criar um sistema de pontuação para que, quanto mais a pessoa compre, mais ela possa receber descontos.

Serviços bem feitos

Muitas vezes, fazer o básico de forma bem feita já é o suficiente para captar e fidelizar clientes, sabia? Em tempos de pandemia, principalmente, você pode conseguir novas oportunidades ao adotar as seguintes estratégias:

  • serviço de entrega;
  • transição para o e-commerce;
  • métodos de pagamento facilitados;
  • contato com o cliente de forma prática.

Gostou das dicas de como captar clientes? Então conheça a nova forma de fazer marketing com o Aceleraí!

Related Posts