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Fuja do Vermelho — Como Administrar o Fluxo de Caixa do seu Negócio

O fluxo de caixa é um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa, pois representa as entradas e saídas de dinheiro. Caso as entradas sejam menores do que as saídas, isso significa que você está vendendo menos do que deveria, cobrando pouco ou, ainda, gastando demais em alguns detalhes. 

Por esse motivo, se você deseja fugir do vermelho, vale a pena ficar de olho. Neste artigo, você verá dicas para administrar melhor o fluxo da sua empresa. Confira!

Como fazer a gestão adequada do fluxo de caixa da empresa?

Um dos principais erros, principalmente de quem está abrindo uma empresa agora, é não se preocupar com o fluxo de caixa. Sabe aquela ideia de “depois eu faço”? Então… Acontece que não existe melhor momento para começar a cuidar do seu dinheiro do que agora. 

Até porque, se você não acompanhar as movimentações, não conseguirá saber onde pode economizar e quais mudanças podem ser feitas. Abaixo você verá outras dicas importantes para que o seu fluxo de caixa não entre no vermelho: 

Categorize das informações

Basicamente, o fluxo de caixa tem as informações de entradas e saídas de dinheiro, porém, ele não precisa se limitar a isso. Uma maneira de visualizar melhor os gastos e receitas é categorizá-los. 

Depois de montar uma planilha, você pode gerar um gráfico de pizza com as divisões de cada movimentação. Assim, em vez de individualizar os dados, você passa a enxergá-los dentro de um grupo. 

Mude os prazos de vencimentos

Outra situação bastante comum, e que pode prejudicar o seu fluxo de caixa, é quando a ordem das despesas e entradas estão invertidas. Ou seja, você precisa pagar a maior parte dos custos até o dia 5 de cada mês, porém, o dinheiro começa a entrar depois do dia 15. 

Nesse tipo de situação, pode ser que em algum momento você não tenha a quantia para os pagamentos e, por isso, tenha que recorrer ao seu fundo de emergência ou ao cheque especial. A solução é bastante simples: mudar os prazos para que as contas sejam pagas depois que a empresa tiver recebido dos clientes, ou tentar aumentar as vendas no começo do mês. 

Use um sistema integrado

Além de demandar mais tempo de preenchimento, manter as anotações apenas em um papel é pouco eficiente. No caso das empresas que vendem produtos, existem sistemas que permitem controlar o estoque junto com as compras. 

Em outras palavras, quando um cliente compra algo, automaticamente, uma mercadoria “sai” da lista de estoque. Assim, você saberá com antecedência se precisará comprar ou produzir mais para dar conta da demanda. 

Quer saber mais sobre como aumentar o seu faturamento? Então, leia este artigo sobre como captar clientes com estratégia de marketing.

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