planejamento de marketing

Planejamento de Marketing Hard Sell — 4 Coisas que Precisam Estar no Seu Radar

Existem duas formas de vender produtos: de maneira mais direta ou indireta. No primeiro caso, a estratégia se chama hard sell e, por isso, requer ações mais agressivas para o fechamento das vendas. Para fazer o planejamento de marketing é necessário considerar essa característica. 

Quer saber como planejar esse tipo de comunicação? Então, continue lendo este artigo!

Como fazer um planejamento de marketing hard sell?

Primeiramente, vamos pensar no planejamento de marketing de forma mais abrangente, começando pela  comunicação da marca. Para isso, você irá precisar:

1. Definir a buyer persona

Para quem você quer vender? O perfil do seu público pode ser decisivo para determinar as ações. Afinal, cada grupo de pessoas gosta de ser abordado de uma forma. 

As pessoas mais jovens, por exemplo, podem se interessar mais por publicidade digital. Segundo dados da VTex, 49% idosos também estão pesquisando produtos pela internet. Porém, o tipo de comunicação pela qual eles se interessam pode ser diferente — o que inclui as fontes, layout e imagens utilizadas. 

2. Analisar o mercado

Como o seu produto é recebido pelos consumidores? E o dos concorrentes? Será que existe alguma diferença na abordagem?

Observe o que dá resultado e o que não dá. Mas, não copie outras ações, pois o seu público poderá perceber e você irá perder autoridade. Prefira pensar em comunicações mais criativas!

3. Fazer um mapa de empatia

Uma estratégia interessante para pensar em hard  e até soft sells é fazer um mapa de empatia, ou seja, um material para traçar o perfil do seu cliente. Nesse sentido, é necessário levantar as seguintes informações: 

  • o que vê: como é a rotina, os amigos e a forma como a persona enxerga o mundo;
  • o que ouve: quem são as inspirações do seu consumidor;
  • o que pensa e sente: quais são as dificuldades e sonhos dele;
  • quais são as dores: quais são os obstáculos pelos quais a persona;
  • quais são as necessidades: onde o público deseja chegar e o que o impede.

4. Considerar as ferramentas disponíveis

Será que você conhece todas as ferramentas disponíveis para fazer hard sell? Além da publicidade tradicional, é interessante ainda considerar as novas técnicas, como o marketing de influência

De acordo com pesquisa da MindMiners, 47% das pessoas já compraram algo porque um influenciador citou. Então, por que não investir nessa ferramenta de comunicação focada em hard sell? 

Uma das formas de fazer isso é por meio de uma plataforma de comunicação compartilhada, como o Aceleraí. Com ele você pode ter uma celebridade nas suas campanhas e, assim, atrair mais a atenção do público. 

Quando o hard sell é a melhor solução?

É importante que o seu planejamento de marketing preveja algumas situações para o hard sell. Por exemplo: no final do mês quando as pessoas estão com menor poder aquisitivo ou, ainda, em dias ou épocas que as vendas são menores. 

Para essas ocasiões, a sua empresa pode adotar a tática de gancho branco, ou seja, apresentar benefícios mais subjetivos, como “comece o mês com sua casa equipada”. Também é possível divulgar vantagens reais da sua promoção, por exemplo, “leve três e pague dois”.

Nos dois casos, o marketing de influência pode ser seu aliado. Veja o que o Aceleraí pode fazer pela comunicação da sua empresa!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *