Queima de Estoque — Guia Para Criar Uma Campanha

Queima de Estoque — Guia Para Criar Uma Campanha

A maioria dos lojistas realiza a queima de estoque em seus negócios, isso por ser uma ótima oportunidade para fazer circular produtos que não têm mais tanta demanda e que estão parados nas prateleiras há um tempo. É uma ação positiva tanto para os varejistas quanto para os clientes.

Entretanto, ao contrário do que se pensa, a queima de estoque não é tão fácil de ser planejada. Pode se tornar um pesadelo e trazer muitos prejuízos quando não feita de maneira correta e na periodicidade certa.

Veja abaixo dicas importantes para adotar essa estratégia no seu varejo e criar uma campanha certeira!

1. Atente-se ao momento certo para uma queima de estoque no seu negócio

É fato que algumas datas comemorativas incentivam o consumo, fazendo com que as pessoas busquem mais por presentes ou produtos para uso próprio em determinadas épocas do ano.

Mas, dependendo do que você oferece, há períodos em que a queima de estoque torna-se ainda mais propícia.

Vamos a um exemplo. Se você tem uma loja de roupas e o verão está chegando, o ideal é promover uma queima dos produtos de inverno que ficaram nas prateleiras, como luvas, cachecóis, meias etc.

2. A sua queima de estoque deve ter início e fim

Por conta dos preços mais baixos e a venda rápida de produtos, a queima de estoque pode ser utilizada também como um gatilho de urgência para a sua publicidade. Sabendo que há uma data para início e uma para o fim, as pessoas irão comprar com mais rapidez, caso contrário ficarão sem.

Quando há produtos de qualidade com valores mais baixos, a tendência é que a demanda aumente, então seu público tem noção de que podem esgotar mais rápido. Com uma boa publicidade, esse senso de urgência pode te fazer vender muito mais em menos tempo. A famosa frase “enquanto durarem os estoques” é uma ótima aliada nesse caso!

3. Bons anúncios são essenciais para uma boa campanha de queima de estoque

A publicidade é uma das partes cruciais para uma queima de estoque bem sucedida. Divulgar bem os produtos que entrarão na promoção, a porcentagem, o tipo de desconto que terão e causar um senso de urgência informando que será apenas enquanto durarem os estoques, são partes essenciais para a sua campanha dar certo e trazer bons resultados.

Estar atento aos meios de divulgação também é importante. Utilize não só cartazes, banners, rádios e opções locais, mas principalmente abuse do poder das redes sociais, apostando em anúncios mais segmentados. O marketing de influência, por exemplo, é uma das maneiras mais eficazes para atingir maior visibilidade em uma campanha.

Conheça mais sobre o marketing de influência e entenda por que essa estratégia converte melhor.

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