Vendas de Natal — Como Preparar Uma Estratégia Assertiva

Vendas de Natal — Como Preparar Uma Estratégia Assertiva

O Natal é uma das épocas do ano em que as pessoas mais gastam dinheiro com presentes, já que é uma data bastante significativa e comemorada no mundo inteiro. Por isso, é importante que os varejistas estejam preparados para as vendas de Natal, criando estratégias que aceleram seus resultados.

Caso o seu negócio não esteja com as ações bem planejadas, o que deveria ser um período de lucros mais altos pode virar um pesadelo e aumentar os índices de rejeição.

Saiba como planejar suas vendas de Natal

Antes de tudo, é importante estar bem preparado para atender mais clientes e, principalmente, vender mais produtos ou serviços. Isso também quer dizer que precisará se atentar às questões de logística, ou seja, estar pronto com mais produtos em estoque para entregar tudo dentro do prazo ou contratar mais pessoas para ajudar dentro desse período.

Para obter sucesso com as vendas de Natal, uma das etapas cruciais é o planejamento de toda a temporada, seja no financeiro, com os fornecedores, funcionários, horários de funcionamento ou as propagandas que fará.

Entenda melhor como você pode se planejar:

1. Prepare o seu estoque

Para aumentar as vendas, é necessário que o varejista esteja com um estoque maior preparado para essa época do ano. Então, analise os resultados, erros e estratégias de anos anteriores — caso tenha — e veja o que pode melhorar ainda mais.

Tente fazer as contas e encontrar um meio termo para ter certeza de que atenderá toda a demanda sem prejuízos. Uma dica é organizar bem o financeiro do seu negócio, analisando o que e quanto pode ser comprado, e já antecipar todos os pedidos com os seus fornecedores de confiança.

Para calcular o saldo em seu estoque, por exemplo, você pode reunir algumas informações como o total de peças vendidas dividido pelo número de dias em determinado período. O resultado mostrará a média das suas vendas.

2. Prepare a sua equipe

Os funcionários são parte essencial do seu negócio. Se eles estão bem preparados para atender uma maior quantidade de clientes e trabalhar em alguns horários extras, as coisas irão bem! Mas se eles não estiverem, algumas dificuldades como demora no atendimento, erros e estresse pelo “desespero” de alta demanda podem surgir.

Treine a sua equipe fazendo simulações de imprevistos que podem acontecer nas vendas, explique como tudo irá ocorrer e, se você julgar necessário, contrate mais pessoas para esse momento.

É importante ter em mente que nem todos os clientes chegarão na loja com a certeza do que querem comprar, e se a sua equipe estiver pronta para dar dicas ou para oferecer mais produtos, é um ponto-chave para obter sucesso com as vendas de Natal.

3. Aposte no marketing de influência

E para garantir melhores resultados nas campanhas publicitárias, o marketing de influência com certeza é uma das estratégias mais assertivas, pois são pessoas que já têm um público consolidado.

Segundo dados do The Influencer Marketing Hub, 50% dos consumidores tomam a decisão de compra após ler uma crítica positiva, e, partindo desse pressuposto, apostar em um rosto conhecido para fazer suas campanhas é bastante eficaz.

O marketing de influência é uma das estratégias mais utilizadas e assertivas nas vendas natalinas, pois agrega mais valor à marca e aumenta as vendas atingindo seu público-alvo. Conheça agora as celebridades disponíveis e faça sua campanha em 15 minutos!

Related Posts