Marketing e propaganda são conceitos que, por estarem no mesmo nicho, acabam gerando confusão. Compreender as diferenças entre essas duas palavrinhas é muito importante para criar a estratégia de divulgação mais adequada para o seu comércio.
Quer aprender mais sobre esse assunto? Então continue a leitura do artigo!
Qual a diferença entre marketing e propaganda?
É bastante natural confundir marketing e propaganda, afinal, os dois tem os mesmos objetivos gerais:
- promover o fortalecimento de uma marca;
- captar leads;
- atrair clientes;
- gerar mais vendas e, consequentemente, lucro.
Seguindo a American Marketing Association (AMA), a definição de marketing é:
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Bastante amplo, não acha? É exatamente essa a diferença entre marketing e propaganda. O marketing é todo um universo de ações que visam os objetivos citados acima. Para isso, é preciso entender o mercado, criar estratégias de geração de valor e se conectar com o público.
Já a propaganda é uma das formas de executar esse último ponto, que é alcançar os potenciais clientes de um negócio, ou seja, uma espécie de ferramenta.
Em resumo: marketing diz respeito a uma série de ações que visam um objetivo, enquanto propaganda é um instrumento para alcançar esse fim.
No varejo vale mais a pena investir em propaganda ou marketing?
Como você aprendeu acima, marketing e propaganda são correlatos. De modo que, ao fazer o marketing da sua empresa, provavelmente, serão feitas uma série de propagandas. Portanto, não é sobre escolher um ou outro, mas de entender como usá-los a favor do seu negócio.
E não pense que marketing é apenas para grandes empresas. Comerciantes, sejam eles pequenos ou grandes, podem, sim, lançar mão dessas estratégias para potencializar os seus resultados.
Nesse sentido, a transformação digital deixou o marketing muito mais acessível a todos os empreendedores. Quer saber como divulgar melhor o seu negócio? Então confira também o artigo que conta as campanhas publicitárias que mais convertem no varejo!