Quer ter sucesso ao divulgar os seus produtos nas redes sociais? O primeiro passo é fazer um planejamento de excelência e parte disso é a elaboração de um calendário editorial.
Esse é um documento no qual você organiza o conteúdo, o formato (story, post no feed, reels, dentre outros), a plataforma (Instagram, Facebook etc.) e a data de publicação. Esse cronograma de postagens é muito valioso, pois, assim, é possível gerenciar toda a sua estratégia de comunicação com o público pelas redes sociais.
Gostou dessa ideia e acha que ela vai te ajudar? Então continue lendo para aprender como fazer um calendário editorial!
Passo a passo para produzir um calendário editorial para redes sociais
À primeira vista, o calendário editorial parece um bicho de sete cabeças, mas não se preocupe! Produzir esse documento para gerenciar as publicações das redes sociais do seu negócio é mais fácil do que você imagina e só leva quatro passos.
1. Determine qual rede social você vai trabalhar e a frequência de publicações
O ponto de partida é definir em quais redes sociais o seu negócio irá marcar presença. Atualmente, existem várias plataformas e cada uma delas atrai públicos diferentes.
Por exemplo, o Instagram atrai pessoas mais jovens, enquanto o LinkedIn é muito utilizado por quem está no mundo corporativo. A grande sacada aqui é entender onde estão os seus clientes.
Além disso, é importante determinar qual será a frequência com que você irá postar. O ideal é que seja feito todos os dias, mas isso precisa caber na realidade da sua empresa.
2. Faça uma pesquisa e reúna temas de interesse do seu público para produzir os conteúdos
Qual tipo de conteúdo os seus clientes gostam de consumir? Por exemplo, se você tem uma ótica, pode postar dicas sobre formatos de armação que ficam melhores em cada tipo de rosto.
Explore o universo de temas presentes no seu nicho de atuação e pense em quais assuntos se relacionam com ele. Também é interessante intercalar posts sobre esses conteúdos com publicações que mostrem os seus produtos, divulguem promoções e outros temas ligados a vendas.
3. Determine os formatos que serão explorados
Hoje em dia, existe uma grande variedade de formatos que podem ser explorados. É possível fazer posts no feed, publicações nos stories, posts colaborativos, vídeos no TikTok ou reels e muito mais. Aproveite todas essas oportunidades para divulgar a sua marca e produtos.
4. Organize ao longo da semana ou do mês os horários e dias de cada um dos posts
Com tudo pronto, é hora de organizar cada um dos posts em seu respectivo dia e horário. Para isso, lembre-se da existência de datas comemorativas, como o Dia das Mães ou dos namorados para programar publicações sobre esses assuntos.
Agora que você aprendeu a produzir um calendário editorial, já sabe um pouquinho mais sobre o marketing digital e como ele ajuda o seu negócio a ter sucesso.
Quer continuar se aprofundando nesse universo? Então confira também o artigo sobre o que é inbound marketing e como essa estratégia ajuda a vender todo dia!