O Que É Inbound Marketing e Como Ele Ajuda a Vender Todo Dia

O Que É Inbound Marketing e Como Ele Ajuda a Vender Todo Dia

Você se lembra daqueles vendedores que mais pareciam perseguidores? Ligando no horário de trabalho, indo atrás no estacionamento e outras abordagens agressivas. Em 1999, Seth Godin percebeu que essa estratégia estava com os dias contados e começou a elaborar uma ideia bem menos invasiva: o inbound marketing.

Não estamos dizendo que os vendedores/perseguidores estão extintos, mas que, atualmente, optar por uma estratégia mais suave pode trazer mais sucesso para o seu negócio. Continue a leitura para entender melhor!

O que é inbound marketing?

Podemos traduzir inbound marketing como “marketing de atração”. Como o próprio nome sugere, o termo diz respeito a uma série de estratégias com o objetivo de atrair pessoas interessadas em determinado produto ou serviço e converter essa oportunidade em venda.

Ou seja, diferente do marketing tradicional, que faz a prospecção de clientes, o inbound funciona como um ímã, por meio da produção de conteúdo relevante e do uso das redes sociais e mecanismos de busca, como o Instagram e o Google, para serem encontrados. 

Como o inbound marketing ajuda o seu negócio a vender todo dia?

Neste modelo, não é preciso implorar para ninguém comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. O jogo virou! 

Com o inbound, é feito todo um trabalho de atração e estreitamento de relacionamento com pessoas que demonstram interesse no seu negócio e elas te procuram em um momento que estão prontas para receber a sua oferta.

Saber a hora certa de falar sobre vendas com um potencial cliente é a diferença entre o “sim” e o “não”, afinal, nem todo mundo está pronto para comprar. Na verdade, apenas 3% do público está preparado. E não somos nós que falamos isso, mas o Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine“.

Agora você deve estar se perguntando como o inbound consegue atrair e identificar quem são essas pessoas. Para atingir esse objetivo, a estratégia conta com algumas etapas:

Atrair

Por que gastar energia, tempo e dinheiro indo atrás de pessoas que você não tem certeza que querem o seu serviço ou produto, se é possível empenhar esses recursos na produção de conteúdos que vão atrair um público interessado no assunto? 

Essa é a principal premissa do inbound, e pode ser colocada em prática por meio da publicação de artigos em blog, diferentes formatos de anúncios no Instagram, dentre outros.

Converter

Ok, atraímos aqueles visitantes para o seu site ou perfil do Instagram, e agora? Como é possível saber que ele quer o seu produto? 

Esse visitante precisa tomar uma atitude que demonstre interesse nas suas soluções, o que, na maioria das vezes, representa a passagem de dados de contato, o que significa que ele virou um lead, ou seja, um consumidor em potencial. E por que ele faria isso? Porque você ofereceu algo em troca, como um e-book.

Relacionar

Com essa estratégia de atração, muitas pessoas que chegam não estão prontas para comprar, por isso, é preciso estreitar o relacionamento e nutrir esse lead com conteúdos relevantes por meio do e-mail marketing, por exemplo. À medida que ele interage com a sua empresa, ganha mais maturidade sobre as suas soluções, ficando cada vez mais pronto para comprar;

Vender

Finalmente chegamos na parte que interessa! Com todo esse trabalho de atração sendo feito diariamente, sempre irão chegar visitantes, que irão se converter em leads, que serão nutridos até o momento da compra. Ou seja, com o inbound marketing é possível ter consistência e previsibilidade nas vendas.Gostou de conhecer essa estratégia e já quer aplicar no seu negócio? Então também vai gostar de ler o artigo com três técnicas infalíveis para chamar a atenção do publico na internet!

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