Cada nicho de mercado tem suas particularidades, por isso, é importante utilizar técnicas de venda aplicadas ao produto oferecido e ao público consumidor. Se você tem uma ótica ou gerencia esse tipo de negócio, leia este artigo para conferir algumas dicas de como alavancar seus resultados e ter mais sucesso.
1. Os vendedores precisam ser especialistas no assunto
Um óculos não é um produto qualquer, que uma pessoa compra sem pensar muito no assunto. Ele é um item cheio de especificações que precisam ser cuidadosamente escolhidas para trazer o efeito esperado.
Ao investir em um óculos de grau, o cliente espera que o produto resolva seus problemas de visão no dia a dia, por isso, precisa se certificar sobre as informações técnicas.
A sua ótica tem muito mais chances de fechar boas vendas quando os vendedores são especialistas no assunto e conseguem não apenas tirar as dúvidas dos consumidores, mas também lhes apresentar novas informações.
Vendedores que entendem verdadeiramente do assunto passam muito mais confiança ao cliente, o que influencia, também, na legitimação da sua loja.
2. Proporcione um ótimo atendimento, inclusive no pós-venda
Quando um cliente se sente bem-vindo e bem cuidado na sua loja, ele tem muito mais chances de fechar a venda. Garanta que o seu time seja sempre o mais receptivo e educado possível com os consumidores para que eles se sintam confortáveis.
Além disso, esse cuidado não deve acabar na finalização da compra. Como dissemos acima, óculos não são produtos quaisquer. Demonstre atenção entrando em contato no pós-venda para perguntar se ele ficou satisfeito com o produto, se tem alguma queixa, se a adaptação com o novo óculos está tranquila.
Pessoas gostam de receber essa atenção, e isso demonstra uma preocupação da sua loja em garantir o melhor resultado possível com os produtos — o que pode, inclusive, contribuir com a fidelização deste cliente e indicações boca a boca.
3. Elenque as vantagens que o cliente tem em comprar na sua loja
Na hora do convencimento, para além de contar com um bom atendimento especializado, certifique-se de que o time de vendas está conseguindo pontuar as vantagens que a sua loja oferece.
Seja na qualidade, seja no preço, na garantia ou até mesmo em brindes, nunca deixe de mostrar para o cliente o quanto ele pode ganhar comprando com você.
E se você quer alavancar os resultados do seu negócio, aproveite para ler também o nosso artigo que traz 4 dicas de marketing para ótica!