Você já deve saber muito bem que a promoção é algo que faz o cliente encher os olhos e isso o estimula a comprar mais. Porém, é preciso saber como dar desconto sem prejudicar o seu comércio, pois praticar um preço abaixo de custo pode trazer muitos prejuízos para sua organização financeira.
Então, confira estas dicas para descobrir de que maneira criar ofertas e, ainda assim, manter um bom índice de lucratividade na sua loja!
Descubra como dar desconto sem se prejudicar
Qualquer modalidade de comércio precisa ter uma política de preços bem definida — até mesmo aqueles que dão mais abertura para os clientes pechinchar. Afinal, é primordial saber até que ponto é possível baixar o valor de um produto para aumentar as vendas sem que isso se torne um problema para as finanças.
Isso porque, se você não sabe como dar desconto e faz uma promoção a preço de custo, não perde nada, mas também não ganha. Ou seja: não sobra dinheiro para gastos extras e planejamento de crescimento da empresa.
Pior ainda: caso coloque o preço mais baixo que o de custo, está perdendo dinheiro. Com o passar do tempo, isso vai acabar gerando uma dor de cabeça, atrapalhar o fluxo de caixa e até mesmo quebrar o seu negócio.
Por conta disso, descubra algumas técnicas que vão te ajudar a não errar!
Defina uma margem de lucro
Para montar uma liquidação, em primeiro lugar, você deve saber qual a margem de lucro que vai aplicar sobre os produtos. O cálculo ideal de preço depende do tipo de produto que você oferece. Caso você compre para revenda, a grosso modo é preciso somar o valor pago e acrescentar a porcentagem extra — por exemplo, 20%.
Para itens de confecção própria, também é preciso considerar o custo de mão de obra, materiais, energia e outros itens importantes para que ele fique pronto.
Ou seja: se um item custou R$30, considerando a margem do exemplo, ele deve ser vendido por, pelo menos, R$36.
Não faça um desconto maior que a margem de lucro
Saber como dar desconto é simples: basta não dar mais do que a sua margem. Não adianta colocar sua loja com tudo a 30%, se isso vai acabar “comendo” os ganhos para cobrir os custos.
Usando o exemplo anterior, você ainda pode dar uma promoção e lucrar com isso comercializando o produto mencionado por R$33.
Agora que sabe como dar desconto, veja só estas estratégias de promoção para vender mais!