estudo de mercado para um projeto

Estudo de Mercado Para Um Projeto — 3 Erros Que Você Não Deve Cometer

O estudo de mercado para um projeto ajuda a entender os principais aspectos sobre um nicho. Por isso, essa etapa não pode ser pulada do seu planejamento!

Mas você sabe como realizar esse tipo de pesquisa? Para que ela seja relevante ao seu negócio, é necessário que seja feita da maneira correta. Neste artigo você conhecerá os principais erros que deve evitar. Veja só!

O que você deve evitar na hora de fazer o estudo de mercado de um projeto?

Tanto não fazer quanto não se planejar para montar o estudo de mercado para um projeto são grandes erros. Isso porque a pesquisa pode fornecer dados valiosos, como as necessidades do público, as estratégias da concorrência e muito mais.

Então, dedique-se para essa fase. Confira os erros que deve evitar durante o planejamento!

1 – Não definir as perguntas que serão respondidas

Sabe aquele ditado de que se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve? Ele se aplica ao estudo de mercado para um projeto. 

Se você não definir o que deseja saber, antes de começar a pesquisa, perderá muito tempo e não obterá as informações que precisa. Por isso, comece observando o que precisa saber sobre o mercado em que irá atuar!

2 – Não segmentar o público-alvo

Na hora de pensar nos futuros compradores, você irá observar que existem perfis diferentes. Porém, muitas pessoas colocam todos eles no mesmo grupo, o que pode comprometer as estratégias. 

O ideal é fazer o estudo já pensando nas possíveis segmentações. Dessa forma, será mais fácil no momento de traçar as estratégias de comunicação e venda. 

3 – Não apurar as regras do mercado

Outro equívoco bastante comum é o de pesquisar o que está acontecendo no segmento, mas se esquecer das regras e regulamentações. Será que existe algo no seu setor que você precisa ter uma atenção especial?

Por exemplo: no caso de lojas pode ser necessário obter alguma licença da prefeitura. Vale a pena mapear essa questão logo no início, assim como possíveis custos com taxas e impostos. 

Viu como o estudo de mercado para um projeto é importante e como ele envolve vários aspectos? Por esse motivo, é necessário dedicar um tempo especial para fazer a pesquisa. 

Depois que passar dessa etapa, conheça as principais tendências de marketing para o varejo!

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