O novo ano já está chegando e, para garantir o sucesso do negócio em 2023, é importante tirar um tempo para analisar as ações realizadas até então, bem como os resultados atingidos. A partir disso, é possível traçar metas que promovem a escala do seu comércio.
Quer saber como é possível colocar em prática essa estratégia? Então continue a leitura do artigo e confira três dicas incríveis para fazer um ótimo planejamento de vendas e aumentar o seu faturamento em 2023!
4 dicas de como fazer um planejamento de vendas para 2023
O planejamento de vendas anual é uma ação tão importante para o comércio como a gestão financeira ou a gestão de estoque. Confira quais são as ações mais importantes desse plano a seguir.
1. Defina a meta do seu comércio para o novo ano
O primeiro passo para iniciar o planejamento de vendas do seu comércio é entender qual é a meta de faturamento anual. Isso deve ser feito com base em:
- valores das vendas geradas em 2022;
- inflação;
- porcentagem de crescimento desejado.
Na hora de definir o valor de crescimento, é importante alinhar se esse número é possível com outras áreas da empresa, por exemplo, a logística.
2. Determine os KPIs de vendas
Uma meta inteligente precisa ser mensurável, ou seja, é necessário ter clareza de quais indicadores-chave (KPIs — Key Performance Indicator) devem ser acompanhados para entender se o negócio está chegando mais perto de atingi-la ou não. Algumas sugestões de KPIs são:
- número de vendas mensais;
- números de vendas semestrais;
- número de vendas por vendedor;
- número de vendas por item ou categoria;
- Net Promoter Score (NPS) — pesquisa de satisfação com clientes.
Vale lembrar que a escolha dos KPIs é algo que deve ser feito considerando os objetivos do negócio, portanto, não existe uma regra clara de quais devem ser acompanhados.
3. Fique por dentro das tendências do varejo para 2023
O acompanhamento das tendências do varejo para 2023 é importante para adaptar o seu comércio ao que os clientes esperam. Confira as três principais, de acordo com a pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela OpinionBox:
- jornada de compra híbrida, ou seja, em lojas físicas e em e-commerces;
- vendas pelas redes sociais;
- tecnologias envolvidas no processo de compra, como QR Codes, atendimentos automatizados por chatbots, provadores virtuais, realidade aumentada e pagamento por meio de carteiras virtuais.
Como você pode ver, o público em geral está bastante conectado, por isso, o seu comércio precisa marcar presença online. Ainda tem dúvidas de como fazer isso? Então confira também o artigo que explica como divulgar um produto na internet e chegue mais perto de alcançar a meta proposta no seu planejamento de vendas para 2023!