Gestão Financeira: Dicas Para O Seu Negócio Nunca Ficar no Vermelho

Gestão Financeira: 3 Dicas Para O Seu Comércio Nunca Ficar no Vermelho

O crescimento de um estabelecimento comercial é algo a se comemorar, mas é preciso ficar atento porque a administração fica cada vez mais complexa. Se antes você conseguia dar conta de tudo praticamente sozinho, agora é preciso delegar tarefas para focar no que é mais importante para a saúde e a escala do negócio: a gestão financeira.

Ainda não tem muito conhecimento sobre esse ponto? Fique tranquilo! Continue a leitura para conferir três dicas simples, porém poderosas para o seu comércio nunca ficar no vermelho!

3 dicas para melhorar a gestão financeira do seu comércio

Como um bom empreendedor, o seu objetivo é obter o melhor resultado e, claro, o máximo de lucro. A gestão financeira é o que possibilita o alcance dessa meta. O primeiro passo para isso — e uma dica extra — é separar o dinheiro do comércio das suas despesas particulares. 

Com isso feito, é possível focar nas três frentes essenciais para ter uma ótima controle dos recursos do seu negócio:

  • fluxo de caixa no dia a dia: controlar todo o dinheiro que entra e sai;
  • gestão de investimentos: organizar os recursos para poder modernizar o seu comércio, comprar novos equipamentos ou, quem sabe, abrir uma nova filial;
  • gestão de crises: saber lidar com imprevistos como não pagamento de clientes, dívidas em instituições financeiras, negativações, dentre outros.

Agora vamos às dicas! Confira a melhor forma de controlar essas três frentes para ter mais sucesso com o seu comércio. 

1. Faça o  controle de caixa diariamente

É possível saber se a sua empresa está tendo lucro a partir de uma equação muito simples: Receita – Custos – Despesas – Impostos = Lucro ou Prejuízo. 

Note que existem uma diferença entre custos e despesas na linguagem de contabilidade: o primeiro diz respeito aos gastos relacionados à manutenção do negócio, como o salário dos colaboradores. Já o segundo, abrange débitos menos fundamentais, como contas de telefone ou comissão dos vendedores.

Voltando à equação, para que você consiga avaliar os resultados do seu negócio, é preciso fazer o controle de caixa e registrar cada valor que entra ou que sai, mesmo que ele pareça irrisório. Você pode contar com softwares para automatizar essa tarefa.  

Fique especialmente atento quando fizer uma compra parcelada para não contabilizar que entrou o valor total do produto. 

2. Conte com linhas de crédito para financiar investimentos

Um dos grandes erros dos empresários quando o assunto é gestão financeira é usar o próprio dinheiro para financiar projetos de expansão. É importante sempre manter um bom capital de giro para as contas estarem em dia, reinvestir no negócio, ter um diferencial ao oferecer pagamento facilitado aos clientes ou, até mesmo, para  barganhar com fornecedores.

Na hora de crescer, utilize as linhas de crédito para financiar os seus investimentos. Mas antes, faça um projeto de viabilidade.

3. Em caso de dívidas, pague primeiro as contas com juros mais altos

Em momentos de crise, é necessário se organizar melhor. Nesse sentido, é importante pagar primeiro aquelas contas cujos juros são mais caros. Assim, com o tempo, o valor a ser pago diminui. Contudo, vale sempre tentar uma renegociação mais vantajosa.

Para evitar problemas financeiros, não basta apenas uma boa gestão, é preciso vender! Sabe o que ajuda você a conquistar mais clientes? Marketing digital. Confira o artigo sobre como divulgar um produto na internet e descubra como aumentar o seu lucro!

Related Posts