Como Fazer a Gestão de Estoque do seu Supermercado?

Como Fazer a Gestão de Estoque do seu Supermercado?

A gestão de estoque é um pilar essencial de qualquer supermercado e, ao mesmo tempo, uma tarefa desafiadora. É preciso ficar de olho para não faltar nenhum produto, mas também nada pode estar em excesso para não ocupar muito espaço e gerar gastos desnecessários no momento.

Mais do que isso, a organização do estoque também é um fator importante para o relacionamento com o cliente: afinal, ninguém gosta de ir ao mercado e não encontrar o que procura ou se deparar com um produto vencido. Não é verdade?

Para ajudar você nessa tarefa, separamos quatro ações que garantem um gerenciamento de estoque eficiente!

1. Tenha um sistema automatizado de gestão de estoque

A tecnologia evoluiu muito e oferece soluções que facilitam o trabalho das pessoas. Os softwares para supermercados são um ótimo exemplo. 

Existem sistemas de gerenciamento que armazenam as informações do estoque e integram com as vendas da sua loja. Dessa forma, é possível saber exatamente o momento certo de fazer mais pedidos para manter o fluxo de caixa, além de analisar dados importantes para guiar suas ações.

2. Acompanhe métricas importantes

A gestão de estoque precisa ser baseada em dados. É importante conhecer: 

  • o giro dos produtos — quanto tempo determinada mercadoria demora para ser vendida — para saber se encomenda uma quantidade pequena ou grande;
  • quais itens são mais vendidos;
  • as mercadorias responsáveis pela maior parte do seu faturamento;
  • o prazo de validade dos produtos.

Com um sistema de gerenciamento automatizado, identificar e acompanhar esses números fica muito mais fácil.

3. Tenha mais de um fornecedor

Existe um ditado que diz “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. A sabedoria popular está certa: trabalhar com segurança é a melhor alternativa. Por isso, não dependa apenas de um fornecedor porque, caso ocorra algum imprevisto, você tem um plano B e não compromete as vendas do seu supermercado.

4. Faça promoções

As promoções de supermercado ajudam a captar clientes e aumentar as vendas no varejo, mas também são uma ótima estratégia para aqueles momentos em que o prazo de validade de alguns produtos vai expirar em breve ou que o estoque está muito alto e você precisa liberar espaço.

É possível anunciar presencialmente, mas usar o digital vai ajudar você a ter muito mais sucesso nas vendas. Quer conferir dicas incríveis para isso? Então confira também o artigo com cinco estratégias de promoção de vendas

Related Posts