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Apresentação de Resultados — 3 Dicas Para Provar Valor aos Clientes do Varejo

Saber fazer a apresentação de resultados é tão importante quanto prestar um bom serviço e atendimento. Afinal, é por meio disso que os clientes entendem se a sua agência gerou o valor esperado. 

Mas será que você sabe mostrar esse tipo de análise da melhor maneira? Continue a leitura para descobrir quais pontos deve se atentar e como ter uma comunicação efetiva com seu público!

Como fazer uma apresentação de resultados?

Para montar uma apresentação de resultados que agrade aos seus clientes, é importante considerar alguns aspectos. Veja só: 

1. Identifique o que é sucesso para o seu cliente

Antes de começar a pensar nos dados que irá apresentar, é necessário definir quais indicam resultado para os seus clientes. Se vocês tiverem combinado alguma meta e esse número tiver sido atingido, por exemplo, isso deve ser mostrado. 

Caso não tenha ideia, pense no que é importante para o setor do seu público. O número de seguidores nas redes sociais, por exemplo, pode ser interessante para determinadas empresas, enquanto outras preferem saber qual é o engajamento e a conversão das campanhas realizadas. Então, é necessário tomar cuidado com  as “métricas de vaidade”, ou seja, aquelas que não ajudam na tomada de decisões.

2. Analise as informações

Existem várias ferramentas que auxiliam no levantamento de dados, como Google Analytics, Facebook Insights entre outras. Porém, essas informações isoladas podem não satisfazer os seus clientes, nem fazer com que eles entendam o que foi gerado de resultado. 

Então, além de coletar os dados, você precisa interpretá-los. Se os números forem positivos, por exemplo, descubra quais ações da sua agência foram responsáveis por eles. Dessa forma, o cliente conseguirá enxergar o valor do seu trabalho. 

Vale notar ainda se houve alguma sazonalidade no período. Por exemplo, durante a execução de uma estratégia de campanha de Dia das Mães, é normal que haja mais vendas, porém, não faz sentido comparar com o mês anterior. Nesse caso, o ideal é observar a mesma época do ano anterior para saber se houve uma evolução.

3. Capriche na visualização dos dados

Já sabe como fará efetivamente a apresentação de resultados? Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas o mais importante é priorizar o aspecto visual, afinal, as outras pessoas vão querer ver os dados que estão sendo mostrados. 

Coloque gráficos, imagens e números para destacar todo o trabalho que foi feito e que gerou impacto para a empresa. Lembre-se de não importa se a sua agência se dedicou muita horas para fazer uma tarefa, mas, sim, se essa atividade trouxe retorno.

Evite a poluição visual. Se possível, escreva o mínimo na apresentação. Deixe alguns dados em aberto para que sejam explicados durante a reunião.

Quer saber mais sobre como gerar resultados para seus clientes? Então, veja por que você deve investir em marketing de influência!

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