Como a Identidade Visual Coloca a Sua Marca na Cabeça das Pessoas

Como a Identidade Visual Coloca a Sua Marca na Cabeça das Pessoas

Quando você pensa em uma marca, normalmente se lembra do logotipo e das cores dessa marca, não é mesmo? É impossível pensar na Coca-Cola, por exemplo, sem visualizar a cor vermelha e a fonte do logotipo. 

Tudo isso faz parte da composição da identidade visual e quando ela é definida corretamente e de forma estratégica, consegue passar uma mensagem, conversar com o público certo e se fixar na cabeça das pessoas. 

Neste artigo, reunimos aqueles que são os pontos principais a serem levados em consideração no processo de criação da identidade visual. Continue a leitura para conferir!

1. Entenda bem o seu público

Quando você deseja passar uma mensagem, é essencial que conheça bem o seu receptor — e como dissemos na introdução, a identidade visual é uma mensagem. Por isso, é importante entender muito bem o seu público para que a cara da marca se identifique com os seus interesses e, dessa forma, chame a sua atenção.

Uma marca que queira conversar com jovens artistas, por exemplo, deve ter uma identidade completamente diferente de uma empresa que se dirige a líderes do mercado financeiro. Não tome nenhuma decisão sem conhecer bem o seu público e saber o que o atrai!

2. Defina cor e fonte

Depois de compreender bem o público, é hora de partir para a parte prática. A base de uma identidade visual são as cores e a tipografia utilizadas. Nessa hora, vale fazer um estudo do significado das cores para acertar na mensagem: você sabia, por exemplo, que o McDonalds utiliza amarelo e vermelho porque elas passam tanto a sensação de urgência quanto a sensação de fome?

Pois é: nada é escolhido à toa ou porque é a cor favorita do dono, essas decisões precisam ser estratégicas e muito bem embasadas. Quando se trata de fonte, garanta também que ela seja legível para o público — fica muito mais difícil se identificar com uma marca sem conseguir ler o seu nome. 

3. Crie opções adaptáveis

O logotipo é fundamental, é claro, mas a identidade visual de uma marca vai muito além disso. Se você tiver acesso ao manual de marca de uma empresa grande, verá que são páginas e mais páginas de possibilidades de adaptação para que a identidade funcione em diferentes situações.

Como colocar a logomarca em um fundo branco? E em um fundo colorido ou preto? Como aplicá-la em objetos? São muitas perguntas que você e o seu time precisam responder durante a criação da identidade como um todo para solidificar a presença da sua marca e fixá-la na mente dos consumidores.

Se você está criando a sua marca agora, desejamos uma jornada de muito sucesso! Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como captar clientes com estratégia de marketing

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