Você sabe o que são leads? Eles são o combustível das estratégias de marketing digital, de modo que é preciso saber como captá-los e geri-los para ter sucesso nas vendas. Continue a leitura do artigo para aprender mais sobre esse assunto!
O que são leads?
Em marketing e vendas, leads são oportunidades de negócio para sua empresa. É uma pessoa que forneceu informações de contato — como nome, e-mail e telefone —, geralmente, em troca de algo que seja do interesse dela, por exemplo, um e-book ou um contato com o seu vendedor.
Sendo assim, um lead é alguém que tem interesse no seu negócio — ou pelo menos no segmento em que você atua. Saber disso facilita muito as vendas porque assim o atendimento é direcionado para quem já demonstrou interesse na sua solução. Por isso, saber como captar esses contatos é extremamente importante.
Como gerar leads
Agora que você já sabe o que são leads, é a hora de entender como é possível captá-los. Para isso, é preciso desenvolver uma boa estratégia para atrair essas pessoas: o famoso inbound marketing. Confira três formas de fazer isso:
1. Produção de conteúdos
As pessoas desejam algo em troca dos seus dados de contato, portanto produzir conteúdos de valor para a sua audiência é uma das melhores estratégias de captação de leads. Esses materiais são chamados de iscas, e podem ser e-books, planilhas, infográficos, quizzes, templates e muito mais.
Para conseguir captar o lead, é preciso desenvolver uma landing page, que é uma página com um formulário no qual a pessoa preenche com os seus dados e pode fazer o download. Além disso, se você tem um blog, também é possível incluir formulários de contato na barra lateral ou mesmo ao longo dos artigos.
Para ter mais sucesso nessa estratégia de marketing, entenda o perfil do seu consumidor para saber o que é relevante para ele.
2. Programas de indicação
Os programas de indicação também são uma ótima forma de gerar leads, que pode ser aplicada inclusive fora do digital. Uma ideia é perguntar aos seus consumidores se algum amigo ou conhecido também teria interesse nos seus produtos ou serviços e oferecer um desconto em troca do contato. Essa é uma ótima forma de captar leads e novos clientes!
3. Criação de anúncios
Criar anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras ferramentas é uma ótima maneira de divulgar as suas landing pages e alcançar um público maior, potencializando a sua geração de leads. A captação de leads é o começo do relacionamento da sua empresa com o consumidor. Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Então confira também o artigo sobre planejamento de marketing para conseguir vender mais!